fist



A Rádio e a Escola: Programa Ensino Médio em Debate


O programa Ensino Médio em Debate foi criado em 2004, a partir de uma idéia da equipe gestora a qual sentia necessidade de uma aproximação maior com a comunidade local, bem como divulgar as ações da escola através de um meio de comunicação que tivesse uma grande audiência. Dessa forma, o objetivo principal foi incentivar a participação dos jovens estudantes no decorrer do programa; divulgar as principais ações da escola e consequentemente, aproximar a escola da comunidade local.

Há sempre um planejamento do programa antes de ir ao ar, com a participação de professores, alunos e outros segmentos desta Instituição Escolar. Assim, são definidos o tema, as leituras e os informes a serem divulgados.

Observa-se uma grande aceitabilidade e participação da população em geral através de telefonemas fazendo perguntas, elogiando a iniciativa e sugerindo idéias a serem implantadas nos programas subseqüentes. Desta forma, o programa Ensino Médio em Debate vem sendo referência local e um elo de comunicação da escola com a comunidade. Está no ar há 06 (seis) anos e acontece aos domingos, as 9h30min. Atualmente é apresentado pelo Diretor Francisco das Chagas Silva de Souza e o aluno Gilmar de Araújo Feitosa.

No programa são divulgadas as ações mais recentes realizadas na escola; faz-se prestação de contas dos recursos financeiros, tanto oriundos do governo federal, estadual, quanto das arrecadações próprias e principalmente, entrevista-se professores que desenvolvem experiências exitosas, alunos destaque da gincana, olimpíada de matemática e português, concursos de redação, FEMEM (Festival de Música do Ensino Médio), projeto com a Mão na Arte, alunos aprovados no vestibular, bolsa primeiro emprego (parceria com a prefeitura de Tarauacá), ações da SEE que trazem melhoria para a comunidade escolar, dentre outras.

Acredita-se, que nesses 06(seis) anos de divulgação das ações desenvolvidas, os objetivos vem sendo alcançados de forma positiva e significativa.

Diante do exposto, a equipe gestora agradece de forma especial ao diretor da Nova Era FM professor Raimundo Acioly que concedeu o espaço para a escola realizar o programa, bem como aos ouvintes pela grande audiência.

Desejamos a todos que participaram do programa em 2010, boas festas e um novo ano repleto de muita luz, paz, amor e saúde. 

blog do ensino médio

Tarauacá tem talento

Júnior empolgou a todos no Fecanta

Tarauacá é mesmo uma cidade rica em talentos musicais. O Festival da Canção realizado recentemente em Tarauacá revelou o talento e a disposição de uma nova promessa da música tarauacaense. 

Trata-se do jovem Rosiraldo Júnior, de apenas 16 anos, que surpreendeu a todas as pessoas presentes no festival com sua uma bela interpretação de sua composição “O quanto eu te amo” e arrancou um segundo lugar, desbancando outros cantores considerados mais experientes. 

Júnior começou sua vida musical aprendendo tocar violão na Escolinha de Música do Sinteac. Seu pai Rosiraldo Cavalcante o trazia semanalmente do Bairro do Corcovado para aprender a tocar. 

Como faz a maioria dos jovens que são apaixonados por música e aprende a tocar muito cedo, foi na escola que Júnior encontrou outros jovens de sua idade e formou uma banda. Rota 23 é uma Banda de Rock em que os garotos já começaram tocando e cantando músicas autorais. 

Sua família não mede esforços em manter uma infraestrutura mínima para a galera ensaiar. Os pais de Júnior, Rosiraldo e Sâmia, acompanham todas as apresentações do garoto.





















E ASSIM FOI O 19º FECANTA

Pazinha com seu "Canto Colorido" foi o destaque do 19º Festival da Canção Tarauacaense

Banner do Festival 

A 19ª Edição do tradicional Festival da Canção Tarauacaense foi realizada na noite do último sábado (18) no Galpão de Cultura de Tarauacá. Pela primeira vez em sua história, o evento foi transmitido ao vivo pela internet e pelo rádio. O Blogs do Accioly e da Rádio Comunitária fizeram a transmissão pela internet para todo o planeta e a Rádio Comunitária Nova Era FM transmitiu o som para toda a cidade de Tarauacá. 

Dez cantores se apresentaram defendendo suas composições e durante quase duas horas, a música tarauacaense reinou soberana na noite de sábado. O público compareceu e prestigiou o evento.

O Fecanta 2010 foi financiado pelo Governo do Acre através da Lei de Incentivo à Cultura, recebeu patrocínio da empresa D'Longui, Clube Chega Mais, Sinteac, Swing Clube e Gabinete do Deputado Moisés Diniz. A realização ficou por conta da Rádio Nova Era FM, em parceria com o sindicato da Educação.

Com a música "canto colorido" de sua autoria em parceria com Rogério Craveiro, Raimundo Lopes Soares, o Pazinha, foi o mais votado pelos jurados e se tornou o grande vencedor da noite. O segundo lugar ficou para o jovem Rosiraldo Júniorcom a canção "o quanto eu te amo" de sua autoria e o terceiro mais votado foi o experiente Tôny Mesquita com a bela canção de sua autoria, "o destino de um cigano".

Jurados 

Josman Neri:  Gestor da Fundação Elias Mansour em Tarauacá 

Autor do Projeto e apresentador do Festival 

Aléxandre Belmiro:  

Genildo Alencar 

Gilmar Nascimento

Leonardo Nascimento

Tôny Mesquita 

José Gomes 

Renato Oliveira 

Raimundo Pazinha 

Francisco Douglas

Rosiraldo Júnior

Shula, Eurico e Sandin 

Transmissão pela net 

publico 

público

público 

público 

Rogério e Giovanni 

Presidente do Sinteac entrega camisetas do evento 

Altemir Neri entrega a premiação Tôny Mesquita, 3º mais votado


Rosiraldo Júnior agradece por ter sido o segundo mais votado 

João Sandim entrega o prêmio ao grande campeão do Fecanta 2010 

Pazinha recebe o troféu do Fecanta

Praça da Nova Era Fm


Associação de Moradores do Bairro constrói mais uma obra para a comunidade da Cohab. trata-se da Praça que fica localizada no terreno onde estão instalados os estúdios da Rádio Comunitária, a sede da Associação e o Galpão de Cultura. Os recursos do projeto de urbanização do terreno através da construção da praça são provenientes de um convênio firmado com o Governo do Estado fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Moisés Diniz. O que antes era uma área degradada virou uma praça para a comunidade, onde estão sendo cultivadas palmeiras, grama e outras plantas.



























DESTAQUE

MONTANDO E INSTALANDO ANTENA DIPOLO - MTDIP100/1

AS MAIS LIDAS