fist



MUNICÍPIO TÊM PREFERÊNCIA PARA PEDIR CANAL ATÉ DIA 19


Depois, Estados também poderão solicitar o canal, que vai utilizar recurso da multiprogramação; MiniCom já recebeu 181 pedidos em todo o país


Brasília, 9/6/2014 – Termina na próxima semana, no dia 19 de junho, o prazo de prioridade para que municípios de todo o Brasil peçam autorização para operar o Canal da Cidadania. A partir dessa data, Estados ou fundações e autarquias a eles vinculadas também vão poder solicitar autorização ao Ministério das Comunicações para explorar o canal.

O Canal da Cidadania vai fazer uso da multiprogramação possibilitada pela TV digital. Serão quatro faixas de conteúdo: a primeira, para municípios; a segunda, para Estados; e outras duas para associações comunitárias. Até agora, o MiniCom já recebeu 181 solicitações de municípios de todo o Brasil para operar o canal. A maior parte dos pedidos vem de Minas Gerais (36), São Paulo (29) e Goiás (18).

A secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Patrícia Ávila, explica que o Canal da Cidadania pode ser pedido a qualquer tempo pelas prefeituras, mas a norma regulamentar estabeleceu que nos primeiros 18 meses elas têm prioridade. "Onde os municípios pedirem o canal, a preferência é deles. Mas a partir de 19 de junho, havendo canal disponível, os Estados também poderão pedir a autorização."

Processos

Dos 181 pedidos de outorga feitos ao ministério, 20 já aguardam a designação de canal pela Anatel, outros 159 foram analisados e estão aguardando documentos complementares, 1 encontra-se em análise inicial e 1 encontra-se em exigência de projeto técnico. Após a conclusão dos processos, o Ministério das Comunicações vai abrir avisos de habilitação para selecionar as associações comunitárias, que ficarão responsáveis pela programação em cada localidade.

Canal da Cidadania

O Canal da Cidadania faz parte do conjunto de canais públicos explorados por entes da administração pública direta e indireta em âmbito federal, estadual e municipal, e por entidades das comunidades locais, dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Entre os objetivos a serem atendidos pelo canal estão a busca pelo exercício da cidadania e da democracia, a expressão da diversidade social e o diálogo entre as diversas identidades culturais do Brasil.

Aviso de habilitação

O Canal da Cidadania também pode ser solicitado por TVs educativas vinculadas a governos estaduais e municipais que já têm outorga. Nesses casos, as emissoras só precisam pedir e obter a anuência do ministério. Foi o caso do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), de Salvador (BA), que em janeiro deste ano obteve a primeira autorização para operar o canal.

Na semana passada, o Ministério das Comunicações publicou aviso de habilitação, com prazo de 60 dias, para selecionar entidades comunitárias interessadas em utilizar as outras duas faixas do Canal da Cidadania em Salvador. As entidades que forem selecionadas ficarão responsáveis por programar duas faixas do canal 24 do Plano Básico de Televisão Digital na capital baiana, outorgado ao Irdeb. Poderão se inscrever as entidades associativas ou comunitárias, sem fins lucrativos, que tenham sede em Salvador e que não estejam vinculadas a nenhuma esfera de governo.

Como participar


ESTAMOS DE LUTO


Nossa equipe de radialistas da Nova Era FM está de luto pela irreparável perda da nossa estudante Fernanda Lima. 
Desejamos força para seus familiares nesse momento de tristeza e dor.

Equipe de Locutores e Operadores e Áudio da RadCom Nova Era FM

Rádio Nacional de Brasília comemora 56 anos e reinstala placa da inauguração


No aniversário de seus 56 anos, completados hoje (31), a Rádio Nacional de Brasília recebeu pela segunda vez um presente especial: a placa de bronze que marcou a inauguração da emissora, em 1958, reencontrada e instalada na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Com a data e a assinatura do presidente Juscelino Kubitschek, a placa é cheia de histórias e não tinha sido instalada na EBC – empresa pública responsável pela gestão daNacional de Brasília há seis anos – porque ninguém sabia do paradeiro dela. A placa foi encontrada na reforma do prédio que serviu como antiga sede da rádio. "A gente não sabia do paradeiro, achávamos que tinha se perdido. Foi o pessoal de serviços gerais que a encontrou”, conta a gerente de rádios da EBC, Thais Ladeira.

Por ser muito pesada, a placa não pode ser afixada nas primeiras paredes da rádio porque a emissora foi inaugurada em um barracão de madeira, como eram comuns os prédios de Brasília, antes da inauguração da capital. Somente um ano depois do início das transmissões que a rádio foi transferida para o primeiro prédio de alvenaria, e a placa pode ser finalmente instalada. Com o passar dos anos, a Rádio Nacional de Brasília, gerida pela extinta Radiobrás, mudou algumas vezes de sede, e a placa se perdeu.

Thais conta que, além do valor histórico, a placa tem também valor sentimental para os funcionários e ouvintes da rádio. Segundo ela, a inauguração da emissora teve o papel estratégico de comunicar ao país como estava o andamento das obras e da vida política em Brasília, além de ajudar a desfazer o sentimento hostil que algumas pessoas ainda tinham em relação ao projeto de mudança da capital.

“O Rio de Janeiro além de ser o centro administrativo até então, era também o centro cultural do país, e as pessoas tinham resistência à mudança para Brasília. Então, aNacional teve um papel também de relato e convencimento de que JK não era um louco por interiorizar a capital”, explica a gerente.

O descerramento da placa, ontem (30), marcou ainda o início dos preparativos da emissora para as transmissões da Copa do Mundo, em rede com as sete emissoras de rádio geridas pela EBC. As emissoras AM (ondas médias) e OC (ondas curtas) transmitirão 56 dos 64 jogos do Mundial, enquanto as emissoras FM (frequência modulada) transmitirão os jogos da seleção brasileira. Junto com elas, 30 rádios públicas parceiras entrarão em rede para retransmitir os jogos.

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil 
Edição: Stênio Ribeiro

DESTAQUE

MONTANDO E INSTALANDO ANTENA DIPOLO - MTDIP100/1

AS MAIS LIDAS