Edição especial do FECANTA acontece na próxima segunda feira em Tarauacá

Ensaio do Fecanta no Galpão de Cultura

O Fecanta, maior festival de música autoral da Regional Tarauacá, Envira e Jordão e de todo o Vale do Juruá, entra na sua vigésima edição. São vinte anos de um evento legitimamente tarauacaense que se propõe a valorizar aqueles que escrevem, tocam ou cantam as canções da “Terra do Abacaxi Grande”. 

O Fecanta já se consolidou como uma das mais importantes atividades do calendário cultural da nossa cidade. Nenhum outro município do Acre realizou tantas edições de um mesmo festival. 

O Acre, atualmente, passa por uma Revolução Cultural em todos seus aspectos. Nova concepção de estado e de governo, educação em expansão, consciência ecológica, desenvolvimento sustentável e outros aspectos. Na música, essa mudança se expressa nas produções autorais. Em grupos ou, individualmente, os acreanos os optaram por tocarem e cantarem suas próprias composições. 

Desde a década de 80, Tarauacá também é uma das cidades em que seus artistas e ativistas culturais são protagonistas dessa revolução na área musical. 

Tudo começou na década de 80 quando jovens rebeldes e sonhadores se organizaram em grupos para participarem da luta popular na busca por seus direitos e por uma sociedade mais justa. Muitas dessas manifestações se expressaram através da música. Apesar das dificuldades inerentes à época, a juventude resistia e “se virava” para promover seus eventos culturais. Assim nascia o Fecanta.

“enquanto botam algumas sementes... 
nessas queimadas assassinas... 
enquanto eu fico... 
olhando os pássaros cantarem... 
morre a mãe natureza...” 

Esse desabafo juvenil é um trecho da música “queimadas” do artista Léo Sampaio, fruto dessa manifestação, que resiste ao tempo e a cada dia se torna se renova, abrindo espaço para a revelação de nossos novos artistas. 

O projeto Fecanta, 20 anos, é uma edição especial do nosso festival para comemorar também a emancipação da nossa música. Isso só está sendo possível graças ao financiamento público do Governo Estadual pela fundação Elias Mansour, através do PRECULT - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura. 

Depois de muito tempo, Tarauacá, através da prefeitura, começa também a despertar para a importância das atividades culturais na vida das pessoas e da própria cidade. A prefeita Marilete Vitorino tem dispensado sua atenção para os músicos da terra e cedeu o espaço para a realização do festival no calendário de comemorações do aniversário dos 99 anos de emancipação política e administrativa  do município.
Projeto Fecanta - 20 anos

A instalação da Rádio Comunitária Nova Era FM foi outro fator determinante na divulgação dos artistas locais e suas produções. além de divulgar a emissora também promove eventos dessa natureza em Tarauacá.

O Galpão de Cultura de Tarauacá, construído recentemente, pelo Governo do Acre, tornou-se o Centro de Referência dos músicos locais para reuniões, ensaios, promoção de eventos e realização de oficinas na área cultural.

A Cooperativa dos Músicos de Tarauacá ainda em processo de organização, é o núcleo de organização da categoria que pretende valorizar e consolidar os músicos como profissionais prestadores de serviço através da música.

O festival em sua 20ª Edição pretende resgatar as músicas mais destacadas em todas as suas edições já realizadas até hoje e reunir os principais músicos, intérpretes e bandas locais. O evento será realizado em espaço público que vai permitir permita o acesso livre da população. 

Outra questão a destacar é a qualidade da nossa produção musical. Reconhecida em âmbito estatual, a música e os músicos tarauacaenses são bem avaliadas pela crítica acreana. Tarauacá e sua riqueza musical necessitam de eventos públicos dessa envergadura para continuar contribuindo com a cultura do nosso povo. 

A Edição Especial do FECANTA - Especial de 20 anos de Musica Tarauacaense,  vai ser realizada na próxima segunda feira, 23 de abril, no palco de shows do aniversário de Tarauacá.

Artistas locais como Rogério Craveiro, Mil, Altermir Sampaio, Pazinha, Augusto Pires, Valtemir, Diouro, Luiz Carlos, Rosiraldo Júnior, David Sampaio, Gilmar, Roni Lopes, Randerso Brasil, Giovanni Acioly, Tamaio, Frank, Daniel, Shula, Leandro Simões, serão os protagonistas da noite.

































  










Comentários

Mais vistas