Dia Mundial do Rádio 2016


Este ano, o tema da UNESCO para o Dia Mundial do Rádio é “O rádio em situações de emergência e desastre”. O rádio continua a ser o meio de comunicação que alcança maior audiência mundial e com a maior rapidez possível.
Com as celebrações do Dia Mundial do Rádio em todo o mundo, a UNESCO promove o rádio em situações de emergência e desastre, e apresenta as seguintes mensagens:

1. A liberdade de expressão e a segurança de jornalistas devem ser à prova de desastres.
2. O rádio empodera os sobreviventes e as pessoas vulneráveis, cujo direito à privacidade deve ser respeitado.
3. O rádio tem impacto social e fornece acesso à informação. O direito das pessoas à informação deve ser protegido, mesmo em situações de emergência e desastre.
4. O rádio salva vidas.
5. A acessibilidade imediata às frequências de rádio é essencial para salvar vidas. Essas frequências devem ser protegidas, pois ficam disponíveis em situações de emergência.


Em 13 de fevereiro, as emissoras internacionais transmitirão ao vivo no site da UNESCO dedicado ao Dia Mundial do Rádio (www.worldradioday.org).


O Dia Mundial do Rádio será celebrado em todo o mundo por meio de Comissões Nacionais e Representações da UNESCO, além de organizações parceiras. A UNESCO também fornecerá artigos e mensagens de áudio e de vídeo relacionados ao tema, preparados por líderes, celebridades e embaixadores da boa vontade da UNESCO, para serem utilizados por emissoras no Dia Mundial do Rádio. Esse material será livre de direitos autorais.

A UNESCO convida todos os países a celebrarem o Dia Mundial do Rádio ao planejarem atividades em parceria com emissoras regionais, nacionais e internacionais, além de organizações não governamentais, autoridades nacionais, a mídia e o público em geral.
Unesco

O Dia Mundial do Rádio é comemorado anualmente em 13 de Fevereiro.

A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.

Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.

A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.

Origem do Dia Mundial do Rádio

O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.

A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.

Comentários

Mais vistas